Ícone orientação psicológica online

Orientação Psicológica Online

É assim que chamamos as sessões de terapia que acontecem mediadas por tecnologia. Embora seja comumente chamada de “terapia online”, a orientação psicológica online possui algumas características próprias, que a diferenciam do processo de acompanhamento presencial. Isso acontece porquê apesar dos avanços tecnológicos os meios de comunicação ainda possuem certas limitações. Em uma situação de risco, por exemplo, as possibilidades de intervenção ficam limitadas quando se está fisicamente longe.

Dessa forma, os atendimentos online são breves e focais, respeitando um número máximo de sessões que é determinado pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente, temos um limite de 20 sessões, o que resulta em aproximadamente 5 meses de tratamento. O limite de tempo torna importante que se façam claras as motivações do cliente para buscar a terapia, definindo um objetivo a ser alcançado com aquele processo. Além disso, as sessões online só devem ser realizadas com pessoas a partir de 12 anos – com autorização dos pais. Mas essas são as únicas diferenças. A qualidade do atendimento, a formação do vínculo e os resultados são os mesmo de um atendimento presencial, como já foi confirmado por pesquisas em diversos países.

Como funcionam as sessões online?

As sessões online têm a duração de 50 minutos e podem ser feitas pelo Skype ou outros aplicativos de conversação. Para isso é importante que você tenha acesso a internet com uma boa velocidade, visto que interrupções devido a problemas técnicos atrapalham a sessão. Também é importante que você se organize para ter aquele momento reservado especialmente para si mesmo, em um lugar silencioso e no qual tenha privacidade para conversar à vontade.

Alguns dos motivos pelos quais as pessoas me procuram para esse processo são: luto, separação, tomada de decisões, preparação emocional para provas, questões de autoestima, processos de mudança, dentre outros.

Envie uma mensagem